O Perigo dos Profetas Mentirosos - Uma Reflexão a partir de Jeremias 23

O Perigo dos Profetas Mentirosos

Na passagem bíblica de Jeremias 23:9-40, somos confrontados com um alerta enfático sobre os perigos dos profetas mentirosos. Estes são indivíduos que afirmam falar em nome de Deus, mas suas palavras são enganosas, desviando as pessoas do caminho divino. A Bíblia nos exorta a discernir e rejeitar tais falsos profetas, destacando as consequências severas que aguardam aqueles que seguem esse caminho.

O Contexto da Admoestação:

Jeremias, inspirado pelo Senhor, descreve um cenário onde tanto os profetas quanto os sacerdotes se desviaram do caminho reto. A terra está cheia de adúlteros, e a maldição se espalha. Aqueles que deveriam ser guardiões da verdade agora cometem adultérios e promovem a falsidade, fortalecendo as mãos dos malfeitores. A comparação com Sodoma e Gomorra destaca a gravidade da situação.

O Alerta Divino:

Deus, através de Jeremias, adverte que a ira não se desviará até que se cumpram os desígnios do coração divino. Ele não enviou esses profetas, mas ainda assim, eles correm e profetizam mentiras. Os falsos profetas sussurram palavras reconfortantes aos que desprezam a Deus, iludindo-os com promessas de paz, enquanto aqueles que andam em dureza de coração são as principais audiências de suas falsas mensagens.

Discernimento e Rejeição:


O povo é exortado a não dar ouvidos às palavras desses profetas enganosos. Deus questiona: "Quem esteve no conselho do Senhor e viu, e ouviu a Sua palavra?" Ele é o Deus que tudo vê, e a tempestade do Senhor virá sobre os ímpios. Os verdadeiros profetas, se estivessem no conselho divino, teriam feito o povo voltar do mau caminho.

Consequências da Falsidade:

Deus declara sua oposição aos profetas que furtam Suas palavras, que usam de linguagem própria e profetizam sonhos mentirosos. Ele os castigará, pois trouxeram desvantagem ao povo. Aqueles que ousam dizer "Peso do Senhor" sem ter ouvido verdadeiramente a palavra de Deus enfrentarão um opróbrio eterno.

Conclusão:

A passagem de Jeremias 23 serve como um alerta contundente contra a falsa profecia e a mentira em nome de Deus. É um apelo à vigilância espiritual, ao discernimento e à rejeição daqueles que buscam desviar as pessoas da verdade divina. Diante dessas advertências, somos chamados a buscar a verdade em espírito e em verdade, seguindo o verdadeiro profeta, Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida. Que esta reflexão nos inspire a permanecer firmes na verdade e a discernir as falsidades que podem se apresentar em nosso caminho espiritual. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonhos com Tsunami no Brasil no Rio de Janeiro.

O Livro de Enoque, visão apocalíptica

Gaviões da Fiel o polêmico